Macuquinas de Naufrágio - década de 1650
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Macuquinas de Naufrágio - década de 1650
Macuquinas de Naufrágio - década de 1650
R$ 1.250,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Quatro moedas de Reales do tipo macuquinas batidas no Vice-reinado de Nova Espanha durante o reinado de Felipe IV entre 1621 e 1665.

Descrição:
8 reales pesando 25,7 gramas, prata 902, cunho México (OM) ensaiador P, cerca de 1650

4 reales pesando 12,3 gramas. Prata 902, cunho México (OM) ensaiador P, cerca de 1656

2 reales pesando 6,5 gramas, prata 902, cunho México (OM), ensaiador P, cerca de 1652

2 reales pesando 5,6 gramas, prata 902, cunho Toledo (T), ensaiador C, cerca de 1655

Pátina negra, procedente de oxidação de fundo de mar, as moedas foram encontradas nas Filipinas, e provavelmente são procedentes do naufrágio de navio da rota “Galeón de Manila”, rota comercial que ligava o porto de Acapulco no México, a fortaleza de Manila nas Filipinas.
A prata amoedada no período, foi extraída de minas localizadas em Guanajuato e San Luiz, essa prata era transportada a casa de fundição e moeda na cidade do México (OM)
Duas vezes ao ano a prata amoedada era embarcada na rota Galeón de Manila, através do porto de Acapulco, essa rota levava dinheiro ao oriente e voltava cheia de objetos e mercadorias que posteriormente era transportada por terra até o porto de Veracruz, sendo seu destino final Cádiz na Espanha.
A viagem demorava três meses para chegar as Filipinas e cinco meses para retornar. Os barcos tinham de 49 a 52 metros de comprimentos e pesavam 2 mil toneladas.
Durante o século XVII cerca de 130 navios afundaram próximo as Filipinas, destes cerca de 100 afundaram em um local chamado de Estreito de San Bernardino, próximo a ilha de Luzon, ali os navios necessitavam fazer uma curva para acessar o mar interno das ilhas Filipinas. Esse trecho de cerca de 50 milhas é repleto de corais e bancos de areia, e a colisão era a principal causa de naufrágios.